(31) 3544-0707 ou 9 7589-1616 contato.iamprime@gmail.com
Escolha uma Página

Semana da criança e todo mundo se preocupa em dar presentes e fazer as crianças mais felizes. A maioria das escolas estão  preocupadas em agrada-las e ela já esperam por isso. Os pontos turísticos e os lugares voltados para elas com lucros gigantescos e uma grande volume de vendas. Bom, isso todo mundo já sabe, mas você já se perguntou: Por que, em comparação aos adultos, as crianças têm um aprendizado recorde quando o assunto é língua estrangeira? Nesse artigo você vai entender porque esse processo ocorre com elas.

Cientistas britânicos e americanos descobriram que entre dois e quatro anos de idade existe uma janela crítica de formação no cérebro. Período em que este está aberto a um determinado tipo de experiência – para o aperfeiçoamento da linguagem. Através do escaneamento do cérebro, pesquisadores perceberam que influências exteriores têm o seu maior impacto antes dos quatro anos de idade, quando as ligações entre os neurônios se desenvolvem para processar novas palavras.

A pesquisa, divulgada na publicação cientifica The Journal of Neuroscience, sugere que distúrbios que causam atraso na linguagem, como o autismo, devem ser abordados mais cedo. O estudo também explica por que as crianças têm facilidade em aprender mais de um idioma.

A pesquisa

Os cientistas, do Kings College em Londres, e da Brown University em Rhode Island, estudaram 108 crianças com desenvolvimento cerebral normal, e com idades entre um e seis anos. Eles usaram exames cerebrais para estudar a mielina – substância responsável por proteger o circuito neural, que se desenvolve desde o nascimento.

Para surpresa dos especialistas, os testes indicaram que a distribuição da mielina é fixada a partir dos quatro anos. O que sugere que o cérebro é mais plástico nos primeiros anos de vida. Eles preveem que qualquer influência ambiental sobre o desenvolvimento do cérebro será mais forte na infância.

Isso explica por que a imersão de crianças em um ambiente bilíngue, antes dos quatro anos de idade, oferece uma melhor chance de fluência em ambas as línguas. Segundo os pesquisadores, existe um momento crítico durante o desenvolvimento em que a influência exterior sobre as habilidades cognitivas pode ser maior.

Jonathan O’Muircheartaigh, da Kings College, que liderou o estudo, disse: “Uma vez que o nosso trabalho parece indicar que os circuitos do cérebro associados com a linguagem são mais flexíveis antes dos quatro anos de idade, a intervenção em crianças com atraso na execução da linguagem deve ser iniciada antes dessa idade crítica.””Isso pode ser relevante para muitos distúrbios de desenvolvimento, como o autismo, em que o atraso na fala é um traço comum no início.”

Habilidade linguística

A primeira infância é uma época em que as habilidades linguísticas se desenvolvem muito rapidamente. Aos 12 meses de idade, os bebês têm um vocabulário de até 50 palavras, mas aos seis anos este pode chegar a cerca de cinco mil palavras. Competências linguísticas estão localizadas nas áreas frontais do lado esquerdo do cérebro.

Por isso, os pesquisadores esperavam que uma quantidade maior de mielina fosse produzida no lado esquerdo do cérebro. Enquanto as crianças desenvolvem a linguagem. No entanto eles descobriram que a quantidade de mielina se manteve constante, mas teve uma influência mais forte sobre a capacidade linguística antes dos quatro anos de idade. Sugerindo que há uma janela crucial para intervenções em transtornos do desenvolvimento.

“Este trabalho é importante, pois é o primeiro a investigar a relação entre a estrutura do cérebro e a linguagem na primeira infância. E demonstra como essa relação muda com a idade”, disse Sean Deoni da Brown University, copesquisadora do estudo. “Isto é importante já que a linguagem é geralmente alterada, ou retardada, em muitos casos de crianças com problemas durante a fase de desenvolvimento, tais como o autismo.”

Estudo a longo prazo

Comentando o estudo, Dorothy Bishop, do Departamento de Desenvolvimento Neuropsicológico da Universidade de Oxford, disse que a pesquisa acrescentou novas informações importantes sobre o desenvolvimento inicial das ligações em regiões do cérebro importantes para funções cognitivas.

“Há evidências sugestivas sobre a relação entre ligações no cérebro e o desenvolvimento da linguagem.  Porém é muito cedo para ter certeza sobre as implicações funcionais dos resultados”, disse ela. “Idealmente, seria necessário um estudo de longo prazo assistindo as crianças por mais tempo. Acompanhando mudanças estruturais do cérebro são relacionadas a função da linguagem.”

Em síntese, mesmo com todos esses resultados científicos, é importante frisar que: Toda criança é protagonista  de seu  aprendizado e desenvolvimento. Os adultos  podem oferecer ótimas condições de acordo com a vontade deles, porém depende muito de cada criança absolver esse conhecimento ou não. E isso precisa ser muito bem entendo. O estudo mostra a capacidade cerebral de absorção de conhecimento mas não cita traços de personalidade ou vontade. O estudo foi financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde Mental nos Estados Unidos e pelo Wellcome Trust na Grã-Bretanha.

WhatsApp Fale conosco pelo Whatsapp